IMG_0913_edited.jpg

GUIA DE

SOBREVIVÊNCIA

PARA A VIDA ADULTA

(ACADÉMICA E PROFISSIONAL)

DAC • 12ºA (2021-2022)

Finalmente, 12º ano! A escola está quase a acabar...

O que é que é suposto eu fazer agora?

Foi por isso que decidimos criar um Guia de Sobrevivência para a Vida Adulta

Quisemos partilhá-lo contigo, neste site, para que quando estiveres completamente perdido, a nossa experiência te possa ajudar.

Aqui poderás encontrar fotos e vídeos de palestras e workshops, juntamente com documentos informativos e outros links que poderão ser do teu interesse.

Saídas Académicas e Profissionais

Estudo no Estrangeiro

Comunicação

"Team Building" e "Design Thinking"

Política

Finanças e Empreendedorismo

Nutrição e Hábitos de Vida Saudável

Acesso ao Ensino Superior

Suporte Básico de Vida

e Segurança no Laboratório

Como foi desenvolvido o trabalho?

Clica na caixa para

acederes ao teu

kit de sobrevivência

Depois do tema Guia de Sobrevivência ter sido

proposto para o DAC (Domínio de Autonomia Curricular)

da nossa turma, tivemos de escolher as competências

sobre as quais queriamos trabalhar.

 

Para isso, pedimos ajuda aos nossos pais

para selecionarem, dos temas que

propusemos, os que achavam mais

importantes, tendo em conta a sua

experiência.

Com os temas escolhidos, partimos

para a sua distribuição pelos vários

grupos de trabalho.

Cada grupo ficou responsável por

fazer apresentações à turma

(palestras e workshops)

dinamizadas pelo mesmo ou por

convidados. Para tal, foi necessário

refletir e pesquisar, estabelecer contactos

e gerir muito bem o pouco tempo que tínhamos.

Em primeiro lugar, agradecemos aos professores pelo apoio que nos deram e pelo tempo que disponibilizaram para acompanhar o nosso trabalho. Em nome da turma e dos professores, deixamos, ainda, o nosso Obrigado a todos os convidados que participaram nas palestras e nos workshops.

Testemunho da professora Telma Rodrigues - Diretora de Turma

"Como professora e diretora da turma, gostaria de dar os meus sinceros PARABÉNS a todos os alunos do 12ºA!! Gostaria de realçar o empenho, a dedicação, a autonomia, a responsabilidade, o tempo (que por vezes não era muito!) que os alunos dedicaram a este trabalho e por fim a qualidade do produto final! Acredito que saíram daqui ainda mais capazes de encarar o futuro, que será certamente muito promissor!"

O que gostaram mais relativamente ao vosso trabalho? E ao dos outros?

"Gostámos de ter tido a possibilidade de conhecer a experiência de várias pessoas, o que noutras condições não teríamos conseguido. Embora não tenha sido o mais confortável para nós, foi bom termos saído da nossa zona de conforto para falar com pessoas que não conhecíamos e convidá-las para vir à nossa escola, inclusive. Relativamente aos outros grupos, temos a salientar o bom trabalho de todos, bem como a utilidade de todas as palestras, workshops e temas. Foi bastante proveitoso termos ouvido os que dominam essas matérias e aprendido mais sobre cada tema do DAC."

- André, Eva e Leonor (Saídas Académicas e Profissionais)

"Gostámos imenso da dinâmica da apresentação, e de como a turma estava super interessada no que estava a ser apresentado, o que nos deu a entender que estavam a gostar do mesmo. Nos outros trabalhos achámos que as apresentações dos temas também foram muito boas e cativantes, o que ajuda imenso. Nos temas onde era possível fazer uma atividade, achámos que foi um ponto bastante positivo e forte. Achámos que a informação foi sempre passada de forma interessante, e que as atividades foram muito divertidas e imaginativas."

- Joana e Mariana M. (Estudo no Estrangeiro)

"Gostámos do desenvolvimento do nosso trabalho de uma forma geral. Tivemos a oportunidade de aprender sobre um tema fundamental para o nosso futuro e de contactar com pessoas que sabem sobre o mesmo, fazendo-nos sair da nossa zona de conforto. Em relação aos outros trabalhos, gostámos de fazer parte dos seus workshops. Consideramos que a melhor forma de aprender o que quer que seja é pondo-lo em prática."

- Daniel F, Margarida e Nuria (Comunicação)

"Achamos o projeto em si bastante interessante. Pensamos que todos os trabalhos eram importantes e todos os grupos deram o seu melhor para ensinar à turma sobre o seu tema. Foi muito interessante aprender mais sobre o nosso tema e podermos falar com alguém que realmente percebesse da nossa área. O que gostámos mais foi aprender mais sobre os diferentes temas e conhecer diversas pessoas com experiências de vida diferentes."

- Abigail, Daniela, Maria Inês e Sofia

("Team Building" e "Design Thinking")

"Relativamente ao nosso trabalho o que gostámos mais foi a nossa palestra. Gostámos imenso de poder trazer alunos mais novos e da nossa idade para apresentar um tema que normalmente é de "crescidos". Pensamos que é bastante importante e que faz falta os adolescentes serem presentes na política e esse foi um dos nossos grandes objetivos: trazer mais jovens e apelar a importância do voto. Achamos que no fundo podemos dar a conhecer diferentes opiniões e diferentes pontos de vista sobre vários conceitos que poderiam não conhecer. Quanto aos outros trabalhos continuamos a achar que o que mais gostamos foram também as palestras. Achamos que todos os grupos se esforçaram para nos trazer pessoas interessantes e esclarecedoras e ainda, conceitos e temas ainda mais interessantes. Estas palestras foram uma forma mais dinâmica de podermos obter mais conhecimento de forma mais agradável e com fontes que tinham realmente um conhecimento especifico sobre o mesmo."

- Carolina C, Mariana R e Mariana S (Política)

"No nosso trabalho, o que gostámos mais foi a oportunidade de aprofundarmos os conhecimentos no que diz respeito às finanças e ao empreendedorismo. Relativamente aos outros trabalhos, gostámos da concretização de atividades práticas que alguns temas permitiram e da possibilidade de assistir a workshops de diferentes pessoas."

- Anastácia e Beatriz F (Finanças e Empreendedorismo)

"Em relação ao nosso trabalho gostámos bastante de termos conseguido proporcionar a todas a pessoas a oportunidade de praticar o SBV com os bonecos. Em relação aos outros trabalhos apreciámos bastante as atividades realizadas por parte do grupo da Sofia, Daniela, Maria Inês e Abigail ("Team Building" e "Design Thinking")."

- Gonçalo, Guilherme e Marcos

(Suporte Básico de Vida e Segurança no Laboratório)

"Gostámos das palestras com os convidados dos grupos, porque pudemos aprender com pessoas com diferentes experiências, opiniões e conselhos. Como tirámos fotografias e gravámos as apresentações, achámos que tivemos uma interação ainda mais próxima com todos os convidados, o que foi um aspeto positivo. Destacamos ainda, as atividades práticas (workshops) proporcionadas pelos grupos e respetivos convidados, que permitiram consolidar e pôr em prática os conhecimentos adquiridos."

- Beatriz V, Inês e Maria Leonor

(Construção do Site e Acesso ao Ensino Superior)

"O que gostámos mais em relação ao nosso trabalho foi definitivamente termos dado a oportunidade aos nossos colegas de adquirirem novos conhecimentos sobre esta temática da nutrição e esperamos que os possam desenvolver ainda mais e utilizá-los no seu futuro. Em relação aos trabalhos dos outros grupos ou todos os trabalhos no geral foi mesmo a interação entre todos, por exemplo, no DAC das soft skills, ou conhecer outras pessoas com experiências diferentes e conselhos para o nosso futuro."

- Carolina V. e Daniel M

(Nutrição e Hábitos de Vida Saudável)

Tendo sido desenvolvido por uma turma de ciências e tecnologias, o DAC está mais orientado para áreas profissionais relacionadas com esta área.